domingo, 2 de janeiro de 2011

A arte de ‘fazer tricot’ foi-me transmitida pela minha mãe e pela dona deste livro ‘Método de fazer malhas’, que o recebeu no Natal de 1953, uma tia avó muito especial, a tia Olívia.

No Prefácio desta relíquia pode ler-se:’O presente livro destina-se a suprir a falta de um método de ensinar o «tricot», cuja técnica tem sido expandida, no nosso país, quase que só, através de explicações transmitidas de pessoa para pessoa, muitas vezes arbitrariamente…A época aterafada em que vivemos já não concede, às mulheres aquelas horas de ócio que as nossas avós puderam outrora disfrutar e, por isso, existe em quase todos os lares, uma peça de «tricot» principiada.’
Como estas palavras continuam actuais...


Quando vi este Cache-Couer Quimono, no catálogo da Bergere de France, fiquei cheia de vontade de o fazer, pela simplicidade do dito. Fazer tiras e cozê-las pareceu-me fácil, no entanto, quando pus mão à obra e vi que tinha de fazer 504 carreiras e mais duas mangas com 144 carreiras cada uma, aí pensei : 'talvez o acabe antes da Primavera de 2011'.Estou na 260ª carreira.

Sem comentários:

Enviar um comentário