quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Violetas

Este ano, uma das tarefas que tinha na 'lista de coisas para fazer' foi começar a pôr em prática o que vi, há uns anos, em casa da minha amiga que vive na Noruega: começar a 'coleccionar violetas'!
Aqui estão as 4:


3 estão em flôr:

As violetas, da familia das Gesneriáceas, são plantas fáceis de cuidar, propagam bem! Mas ainda me faltam para aí umas 18...

4 comentários:

  1. A famila SD tem muitos "seguidores"...as violetas são umas plantas lindas...que bom serem conservadas dessa maneira tão amorosa, e tão querida de uma empreendedora e concretizadora de ideias como tu!!Parabéns...queres passar às minhas varandas?!!

    ResponderEliminar
  2. as violetas precisam de muitos cuidados? as plantas comigo morrem-me nas maos!! o postal chegou! obrigado!! um beijo grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respondendo ao 2º comentário: as violetas, especialmente as africans como as que as nossas amigas cuidam, detestam água nas folhas. A rega deve assim ser preferencialmente feita colocando o vaso (sem cache pot) num recipiente com água e deixando a água subir por capilaridade.
      Também não aguentam sol directo e, por isso, se estiverem perto da janela a luz deve ser filtrada ou por um vidro fosco ou por uma cortina de tecido fino.
      De resto, são muito generosas,dando flores durante grande parte do ano, em agradecimento pelos cuidados que com elas se tem!

      Eliminar
  3. Fiz o recenseamento e... continuam a ser 22! Umas desapareceram, outras apareceram. De momento 3 têm flores, 4 têm botões e 22 (!) estão a precisar de cuidados. A última vez que tiveram terra nova foi em junho 2009 quando o chefe SD cá esteve a visitar-me.
    Estava a pensar reduzir a colecção, mas, tal como aconteceu noutros anos e graças à luminosidade pujante característica da primavera e verão nestas latitudes, estas criaturinhas vão ficar cheias de flores (já cheguei a ter 30 num só vaso) e eu não vou ter coragem de me desprender delas... A menos que tu as venhas buscar. Queres? Aqui fica o desafio!
    Abraços da Noruega

    ResponderEliminar